sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Escola dos sonhos, Escola da Ponte em Vila das Aves/Portugal


Escola da Ponte (Foto em 19/08/2010)


Escola dos sonhos, Escola da Ponte em Vila das Aves/Portugal
Escola da Ponte - Vila das Aves /Portugal
"Será indispensável alterar a organização das escolas, interrogar práticas educativas dominantes. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, incomodar os acomodados", afirma José Pacheco.
É uma escola muito engraçada, não tem salas de aula, não tem turmas divididas por faixa etária, não tem testes, não tem nada. Nada da escola tradicional que conhecemos. É uma escola feita com muito esmero em Vila das Aves, Portugal. 

Na Escola da Ponte, as crianças decidem o que e com quem estudar. Em vez de classes, grupos de estudo. Independente da idade, o que as une é a vontade de estar juntas e de juntas aprenderem. Novos grupos surgem a cada projeto ou tema de estudo. 

Placa da porta de entrada da escola
Após uma primeira fase - chamada de "iniciação" - as crianças convivem e aprendem  nos mesmos espaços, sem consideração pela faixa etária, mas apenas pela vontade de estar no mesmo grupo. O critério de formação dos grupos é o afetivo e o afeto não tem idade... Já o mestre Agostinho da Silva dizia que "os grupos devem constituir-se à vontade dos alunos, para que haja coesão e entusiasmo pelo trabalho, alegria criadora de quem se sente a construir um universo". 



 CONVERSAS COM ALUNO E EX-ALUNO DA ESCOLA DA PONTE
                             Maria Helena Vargas em 19/08/2010, em Vila das Aves / Portugal
“Gosto muito da Escola da Ponte, lá trabalhamos em grupo, ajudando uns aos outros, fazendo projetos de estudo, sanando as dificuldades. O ensino é diferenciado parte do interesse do aluno ele que busca o que necessita e conta com o auxílio de professores para orientações e ajudas nas tarefas.
Há uso das tecnologias na escola, além de pesquisas na internet e na elaboração de trabalhos escolares, aprendemos a montar computadores e ajudamos aqueles que necessitam.
A escola atende todos os ciclos do ensino fundamental ela não possui notas, apenas faz uma avaliação para avaliar o nível em que o aluno se encontra.
Sérgio Cristiano
 No inicio do ano letivo (Setembro) os alunos com o corpo diretivo da escola fazem uma Assembléia onde traçam as prioridades do ano que inicia, onde são criados os deveres, direitos e as tarefas que tanto o corpo discente, quanto o docente devem cumprir durante o ano letivo.
Sérgio Cristiano – 13 anos – Cursa 8º ciclo na Escola da Ponte


“Estudei na Escola da Ponte durante sete anos, fui aluno do fundador da escola o professor José Pacheco, aprendi muitas coisas novas e interessantes como outras línguas e também fiz muitas amizades.
Atualmente André atua na Cooperativa de Apoio ao Deficiente da escola da Ponte, ajudando outros alunos que como ele também é deficiente. André possui Tricemi 21, (Síndrome de Down)
André Mesquita
André completa que a Escola da Ponte é a sua segunda casa e que esta, é uma escola muito especial a todos os miúdos (crianças) com ou sem deficiência, pois é nela que eles conseguem realmente se realizar como alunos e como pessoas. André salienta que é um grande admirador da obra do escritor Rubens Alves.
André Mesquita – 28 anos ex-aluno da Escola da Ponte.


Obs. As fotos foram tiradas por Maria Helena Vargas em 19/08/2010 na  Vila das Aves /Portugal



Um comentário:

  1. Amiga
    Em primeiro lugar, parabéns pela qualidade do blog!!! Há alguns anos também visitei a Escola da Ponte e voltei ao Brasil muito bem impressionada com o trabalho lá realizado. Algum tempo depois tive a oportunidade de assistir à palestra do prof. Pacheco aqui no Rio.
    Beijos
    Isaura

    ResponderExcluir